sexta-feira, julho 13, 2007

Os cérebros dos clientes (parte 1)

Merecedor de um estudo aturado, o cérebro dos clientes não opera do mesmo modo que o cérebro do average man (ou woman... mas pensem no género neutro, para facilitar).

É, por exemplo, incapaz de processar mais de um par de conjuntos de dados em simultâneo.
Exemplo:

Envia-se um JPEG (#1) com o último estado da peça.
Ele responde por mail e pede para alterar a localização de uma frase e para clarear um fundo.

É efectuada a alteração, feitos novos JPEGs (#2) e enviados ao cliente.
Aprova (via mail) as alterações, mas agora informa que quer alterar uma descrição do produto.

É efectuada a alteração, feitos novos JPEGs (#3) e enviados ao cliente.
Aprova (via mail) as alterações e, apesar da descrição do produto estar agora de acordo com o seu pedido, quer um pouco maior e, já agora, clarear um pouco mais o fundo (alteração essa que já tinha aprovado).

É efectuada a alteração, feitos novos JPEGs (#4) e enviados ao cliente.
Aprova (via mail) as alterações. Ah, mas era para colocar o logotipo maior. Logotipo esse que esteve sempre presente nos JPEGs todos!!! Do #1 ao #4.


As alterações são pedidas ao bochechos, muitas delas seguindo o "processo científico" de experimentem lá isto para ver se eu gosto.
Claro que, na maioria das vezes, o cliente está no conforto do lar, sentadinho num sofá ou a brincar com os filhos e, de tempos a tempos, vai ver se lhe chegou mail, para poder fermentar mais uns quantos flatos mentais, que prontamente enviará como reply.